Eu quero saber, o que é política?


Toda vez fico triste na eleição... e não é porque "meu" candidato perdeu, até porque nem tenho, mas pelo que fizeram com a política. Estava lendo sobre o assunto, tentando descobrir o que é política e quase caí da cadeira... o que fizeram com essa tão fascinante criação dos sábios gregos? Destruiram-na e recriaram-na sórdida.


Hannah Arendt: "A política, assim aprendemos, é algo como uma necessidade imperiosa para a vida humana e, na verdade, tanto para a vida do indivíduo maior para a sociedade. Como o homem não é autárquico, porém depende de outros em sua existência, precisa haver um provimento da vida relativo a todos, sem o qual não seria possível justamente o convívio. Tarefa e objetivo da política é a garantia da vida no sentido mais amplo"


Sérgio Vaz Alkmim: "O conceito de política que conhecemos nasceu na cidade grega de Atenas e está intimamente ligado à idéia de liberdade que para o grego era a própria razão de viver. (...) Para os antigos gregos não havia distinção entre política e liberdade e as duas estavam associadas à capacidade do homem de agir, de agir em público que era o local original do político."

Nenhum comentário: